segunda-feira, 30 de julho de 2012

De um país tão rico e importante, fizeram um país de sobremesas. Açúcar, café, bananas.
Que pelo menos nós sobrem as bananas!
Pagu

O que é Lei?

Lei (do verbo latino ligare, que significa "aquilo que liga", ou legere, que significa "aquilo que se lê") é uma norma ou conjunto de normas jurídicas criadas através dos processos próprios do ato normativo e estabelecidas pelas autoridades competentes para o efeito.
A palavra lei pode ser empregada em três sentidos diferentes, conforme a abrangência que se pretenda dar a ela. Numa acepção amplíssima, lei é toda a regra jurídica, escrita ou não; aqui ela abrange os costumes e todas as normas formalmente produzidas pelo Estado, representadas, por exemplo, pela Constituição federalmedida provisória,decretolei ordinárialei complementar, etc. Já num sentido amplo, lei é somente a regra jurídica escrita, excluindo-se dessa aceção, portanto, o costume jurídico. Por fim, numa aceção técnica e específica, a palavra lei designa uma modalidade de regra escrita, que apresenta determinadas características; no direito brasileiro, são técnicas apenas a lei complementar e a lei ordinária.
A lei, no seu processo de formulação, passa por várias etapas, estabelecidas na Constituição. Neste processo temos a iniciativa da lei, discussãovotaçãoaprovaçãosanção,promulgaçãopublicação e vigência da lei. A iniciativa da lei normalmente compete ao órgão executivo ou ao legislativo, mas há casos em que a própria Constituição determina que a iniciativa caiba ao judiciário. Proposta a lei, segue-se a sua discussão no Congresso Nacional, se federal, ou nas Assembleias Legislativas, se estadual; em seguida, vem a sua votação, que é a manifestação da opinião dos deputados parlamentares, favorável ou contrária, ao projeto de lei. Se for favorável ao projeto, ou seja, se conseguir a maioria dos votos, a lei estará aprovada pelo órgão legislativo. Então, a lei é encaminhada ao Presidente da República (lei federal) ou ao Governador de Estado (lei estadual), que poderá sancioná-la ou vetá-la. Em Portugal, os projetos e propostas de lei, depois de aprovados pela Assembleia da República, designam-se como decretos e, só após a promulgação pelo Presidente da República e a refenda do Primeiro-Ministro, são publicados em Diário da República, assumindo a forma de leis. Em sentido amplo, lei abrange qualquer norma jurídica enquanto em sentido restrito compreende apenas os diplomas emanados pela Assembleia.
Vetada, total ou parcialmente, o veto é submetido ao Congresso ou à Assembleia, que poderão derrubá-lo. Rejeitado, o órgão executivo tem que acatar a decisão do órgão legislativo. Nesse caso, bem como nos casos em que o poder de veto nao é exercido no prazo legal (quando diz-se haver sanção tácita), o Presidente da República deve acatar a lei promulgada pelo poder legislativo. Sancionada e promulgada (ato pelo qual o órgão executivo determina a sua execução), a lei é publicada no Diário Oficial.
A sua vigência dá-se após o prazo de 5 dias, em Portugal, ou de 45 dias, no Brasil, desde a data da sua publicação, ou no prazo estabelecido expressamente no diploma legal. Este período entre a publicação e a entrada em vigor da lei é conhecido pela expressão latina "vacatio legis".

sábado, 28 de julho de 2012

Musica Africana - Oxam




Quem ouve música, sente a sua solidão / de repente povoada.
Robert Browning

Musica Indigena




A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição.
Aristóteles

A influência que a musica tem na vida das pessoas e da sociedade
A música é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é em especial uma forte presença artística na cultura.  A música é a principal arte em todo o mundo. Desde tribos indígenas, até em grandes cidades, a música é em especial uma forte presença artística na cultura. O feito de cantar ou escutar uma canção pode desencadear efeitos emocionais numa pessoa. Tristeza, alegria, nostalgia, raiva, muitos são os sentimentos que veem aos ouvintes da música. Estes sentimentos, quando contidos em várias pessoas, podem gerar movimentos sociais. Como exemplo, os movimentos: punk, grunge, alternativo e emotivo (este, o mais popular no Brasil). Muitos movimentos buscavam, como meta, uma maior liberdade de expressão e uma melhor qualidade de vida na sociedade. Portanto, a música pode ser considerada uma das artes que mais influenciam na sociedade. Por isso, muitas mídias optam pela monopolização do mercado fonográfico. Se há décadas era a censura a principal vilã, agora é a alienação, o controle do que vai ou não fazer sucesso. Isso somado ao descaso pela qualidade musical atual na sociedade brasileira, especialmente nas classes mais pobres, provocando um declínio cultural. Ocorrendo o declínio cultural, ocorre juntamente o declínio da educação, com o declínio da educação, aumenta a facilidade de alienação. Situação perfeita para os políticos, burgueses e outros monopolizadores da nossa sociedade. É só observar em volta, liga o rádio e escuta o que está tocando, liga a TV no domingo e vê os grupos convidados para tocar nos programas, provavelmente não são grupos tocando canções com letras bem elaboradas e que falem sobre questões sociais, certo? No Brasil, é predominante o movimento cultural emotivo. Isso porque são produzidas em exagero músicas que só falam de amor, isso é visto em todos os estilos. Não que falar de amor seja algo ruim, o problema é que as grandes emissoras só colocam obras com esse tipo de tema para tocar, parecendo até que estamos num filme de amor, onde tudo são flores. 
A população tem que entender como é preciso uma melhoria na arte nacional, pois através dessa melhoria poderão ocorrer efeitos muito significativos na educação. Projetos sociais com o intuito de incentivar as crianças a trabalhar com a música e a arte em geral, especialmente nas favelas, facilidade ao acesso a instrumentos musicais, e entre outras ações que podem, juntais, modificar aos poucos a cultura da nossa sociedade, melhorando assim, a nossa qualidade de vida. Então o governo tem que investir muito mas na cultura e principalmente na área musical, assim vai trazer benefícios imensos para a sociedade.http://youtu.be/CNApcyzaY60

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Sozinhos Não Chegamos a lugar nenhum, mas junto vamos longe..!!!Você nunca sabe a força que tem. Até que a sua única alternativa é ser forte.
Momentos de Refletir:
 Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.D. Pedro II
O que é Sustentabilidade? Qual é a importância este tema nas nossas vidas?
Sustentabilidade é a habilidade de sustentar ou suportar uma ou mais condições, exibida por algo ou alguém. É uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo. Ultimamente este conceito, tornou-se um princípio, segundo o qual o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer a satisfação das necessidades das gerações futuras, o que requereu a vinculação da sustentabilidade no longo prazo, um "longo prazo" de termo indefinido, em princípio.
Sustentabilidade também pode ser definida como a capacidade do ser humano interagir com o mundo preservando o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras. É um conceito que gerou dois programas nacionais no Brasil. O Conceito de Sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as Questões Sociais, Energéticas, Econômicas e Ambientais.
Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados dois programas nacionais: o Procel (eletricidade) e o Conpet.
• Questão Social: Sem considerar a questão social, não há sustentabilidade. Em primeiro lugar é preciso respeitar o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. O do ponto de vista do ser humano, ele próprio é a parte mais importante do meio ambiente.
• Questão Energética: Sem considerar a questão energética, não há sustentabilidade. Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram.
• Questão Ambiental: Sem considerar a questão ambiental, não há sustentabilidade. Com o meio ambiente degradado, o ser humano abrevia o seu tempo de vida; a economia não se desenvolve; o futuro fica insustentável.
O princípio da sustentabilidade aplica-se a um único empreendimento, a uma pequena comunidade (a exemplo das ecovilas), até o planeta inteiro. Para que um empreendimento humano seja considerado sustentável, é preciso que seja:
§  Ecologicamente correto
§  Economicamente viável
§  Socialmente justo
§  Culturalmente diversos

Ações relacionadas à sustentabilidade

- Exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário. 
§  - Preservação total de áreas verdes não destinadas a exploração econômica.
§  - Ações que visem o incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos, pois estes não agridem a natureza além de serem benéficos à saúde dos seres humanos;
§  - Exploração dos recursos minerais (petróleo, carvão, minérios) de forma controlada, racionalizada e com planejamento.
§  - Uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis. Esta ação, além de preservar as reservas de recursos minerais, visa diminuir a poluição do ar.
§  - Criação de atitudes pessoais e empresariam voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos. Esta ação além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo.

- Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdício de matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
§  - Atitudes voltadas para o consumo controlado de água, evitando ao máximo o desperdício. Adoção de medidas que visem a não poluição dos recursos hídricos, assim como a despoluição daqueles que se encontram poluídos ou contaminados.

Benefícios
§  As adoções de ações de sustentabilidade garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários para as próximas gerações, possibilitando a manutenção dos recursos naturais (florestas, matas, rios, lagos, oceanos) e garantindo uma boa qualidade de vida para as futuras gerações.
§  Hoje é impossível viver ser pensar e por em pratica a Sustentabilidade, ela reja como vai ser o futuro, de como vamos saber lidar para nada faltar num futuro próximo.

terça-feira, 24 de julho de 2012


O que é felicidade?
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude estão ausentes. Abrange uma gama deemoções ou sentimentos que vai desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior. Existem diferentes abordagens ao estudo da felicidade - pela filosofia, pelas religiões ou pela psicologia. O homem sempre procurou a felicidade. Filósofos e religiosos sempre se dedicaram a definir sua natureza e que tipo de comportamento ou estilo de vida levaria à felicidade plena.
A felicidade é o que os antigos gregos chamavam de eudaimonia, um termo ainda usado em ética. Para as emoções associadas à felicidade, os filósofos preferem utilizar a palavra prazer. É difícil definir, rigorosamente, a felicidade e sua medida. Investigadores em psicologia desenvolveram diferentes métodos e instrumentos, a exemplo do Questionário da Felicidade de Oxford,[1] para medir o nível de felicidade de um indivíduo. Esses métodos levam em conta fatores físicos e psicológicos, tais como envolvimento religioso ou político, estado civil, paternidade, idade, renda etc.


A alegria de viver

É compreender que dentro de nós próprios, no profundo há uma inteligência enorme, simples, natural que sabe sempre o que fazer e onde nos levar. Trata-se de não bloqueá-la, mas sim deixá-la fluir, para que nos indique o caminho.

Ao ouvirmos e acolhermos tudo o que surge em nós: tristeza, alegria, coisas boas ou más, bonitas ou feias, sem preconceitos, sem bloqueios e sem nos opormos, descobriremos o contacto com o nosso espaço interior e com a nossa essência.
 
Observar os incómodos e as inquietudes que invadem o nosso espaço interior e acolher tudo o que é nosso, o que gostamos e o que não gostamos é a via mestra para estarmos bem com nós próprios.
 

Nos aceitarmos e deixarmos a nossa essência nos guiar, a desabrochar e a realizar o nosso caminho sem esforços e sem guerras interiores pela vida.

 
"Felicidade não é o que acontece na nossa vida, mas como nós elaboramos esses acontecimentos. A diferença entre o sábio e o ignorante é que o primeiro sabe aproveitar suas dificuldades para evoluir, enquanto o segundo se sente vítima de seus problemas"
(Roberto Shinyashiki)
 
A felicidade é como a pluma
Que o vento vai levando pelo ar
Voa tão leve
Mas tem a vida breve
Precisa que haja vento sem parar
(A Felicidade – Tom Jobim)

Dicas para felicidade

• Aprenda a viver aqui e agora.
• Valorize o aspecto positivo.
 Redescubra a sua própria inocência.
 Conceda-se pequenos prazeres.
 Deixe agir o seu instinto.
 Fotografe seus momentos felizes.
• Respire profundamente, faça exercícios e cuide da saúde
 Use a criatividade
Deixe fluir a sua energia interior.
Ouse 

sábado, 21 de julho de 2012

Ética na política


Ética na política

A palavra ética é originada do grego "ethos", significando modo de ser, caráter, enquanto moral: "mos" ou "mores", do latim, significa costumes, comportamento humano. Para a filosofia, "ética conceitua-se o que é bom para o indivíduo e para a sociedade". A sociedade globalizada hodierna vive mergulhada, num eterno conflito de valores, ou seja, o que é certo ou errado, singularmente, quando relacionado ao comportamento da classe política, singularmente, num ano eleitoral. As alianças políticas, ora coalizadas, divulgadas pela mídia, nos levam a pensar que as nossas "instituições republicanas" estão mergulhadas, numa "crise endêmica"; os nossos valores morais foram espezinhados, numa crise em que "o que importa é chegar ao poder e não os meios", ou seja: tudo é legal, moral para se eleger candidatos. A ética política está sendo banida dos valores morais do cidadão.

Como se entender que inimigos políticos históricos se unam, eleitoralmente, em torno de uma candidatura. Para cientistas políticos e filósofos: "a moral só tem consistência, quando é iluminada por princípios éticos de respeito, justiça e solidariedade.

A ética, na política, pressupõe o absoluto respeito ao bem comum. Numa democracia verdadeira, políticos não existem sem o eleitor.

Numa síntese, é a institucionalização de uma crise, que apenas tem início e se desfigura, no processo eleitoral vigente, como das mais vergonhosas de que se tenha conhecimento. A "força letal" pelo voto representa a única arma para se combater tais mazelas políticas, essa "farsa da democracia".

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que é PIB?


Saiba o que é PIB e o que ele significa na sua vida
Especialista diz que PIB serve como indicador de qualidade de vida da população.

Apesar de ser um dos principais indicadores da economia, o significado do PIB (Produto Interno Bruto) é pouco conhecido por boa parte da população. Muita gente diz não saber o impacto que os dados têm sobre o seu dia a dia.
O PIB representa a soma das riquezas geradas pelo conjunto dos mais diversos setores no país. Ele mede a diferença entre o custo de se produzir e o que se obtém como fruto dessa produção, o chamado valor agregado. O indicador é composto por itens como consumo das famílias e despesas do governo, informações sobre as exportações e importações, além dos investimentos (formação fixa de capital bruto).
Os números revelados pelo PIB têm impacto direto na população, pois são indicadores determinantes da qualidade de vida, segundo a economista Beatriz David, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
- Se o PIB aponta expansão da economia, isso tem influência sobre o bem-estar da população. Quando o país está crescendo, as pessoas vão sentir os efeitos, não de forma igualitária, porque isso vai depender da estrutura produtiva e de como o cidadão está inserido, mas a qualidade de vida aumenta, porque, quanto mais se produz, a tendência é que mais empregos sejam gerados, que os preços diminuam e que haja mais disponibilidade de produtos no mercado. Então isso significa não apenas mais renda para gastar, mas também mais produtos disponíveis para compra.
Ela destacou, no entanto, que o PIB não é capaz de captar todas as riquezas geradas no país, porque, para fazer o cálculo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) leva em consideração apenas as atividades legalizadas. Já as informais não são absorvidas em sua totalidade pela metodologia aplicada.
O PIB é divulgado trimestralmente e, quando aponta geração de riqueza inferior à observada no levantamento anterior, indica retração da economia. Quando esse movimento ocorre por dois trimestres consecutivos, é considerada recessão técnica.
 É o que acontecendo no Brasil atual.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Empurre a Vaquinha

Uma mensagem que eu quis repartir com vocês, as vezes complicamos muito a vida. Mas ela pode ser torna simples..!! Espero que gostem..!!! Abraços

O que é Democracia?

Significado:
 Do grego demo= povo e cracia=governo, ou seja, governo do povo. Democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Esta participação pode ocorrer através de
 eleições, plebiscitos e referendos. Dentro de uma democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestações de suas opiniões. As maiores partes das nações do mundo atual seguem o sistema democrático.
Embora tenha surgido na Grécia Antiga, a democracia foi pouco usada pelos países até o século XIX. Até este século, grande parte dos países do mundo usavam sistemas políticos que colocavam o poder de decisão nas mãos dos governantes. Já no século XX, a democracia passou a ser predominante no mundo.
Frase Exemplo: 
 No Brasil atual existe democracia.

Explicação da frase:

No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira.
Palavras derivadas: 
democrático, democratização, democratizar.

Nós vivemos numa democracia, mas será que ela existe de fato? Os governantes que nós escolhemos cumprem mesmo o que promete? São poucos e raros, sim ainda existem aqueles eleitos pelo povo que levam a sério o que prometeu. Então temos que escolher aquele politico que segue a democracia, que é governar para o povo.

terça-feira, 17 de julho de 2012

O que é politica?


O que é política?
Falar de política, não é difícil. Mas difícil é dar uma resposta clara e objetiva, pois, a política é muito abrangente. Na maioria das vezes, acredita-se que tem muito haver com discussão entre as pessoas no intuito de buscar uma solução para “o problema”.
Apesar da importância deste assunto, são poucos os interessados, pois, a maioria da sociedade foge do tema política, achando que isso é dever somente de quem está no poder, mas não sabem, que são eles que acabam fortalecendo ainda mais a chance dos desonestos se corromper com facilidade e continuar enganando o povo.  Quem não participa da política, será só mais um tendo o trabalho de votar, além disso estará votando em vão.
O porquê do desinteresse pela política torna-se de fácil compreensão quando levamos em consideração, que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos, beneficiar-se.
Mas Política é a arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania.
A ideia da Política é ter uma forma de organizar a sociedade, em seus diversos âmbitos evitando que chegue a um caos sem ordem ou a uma bagunça tratando da convivência dos diferentes. E isso que a torna tão complexa e consequentemente, interessante.
A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião. Sua finalidade é manter a ordem pública, defesa do território nacional e o bem social da população.
Ela é fundamental na vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e pressão dos governantes.
A política na atualidade encontra-se bastante deteriorada. Precisando urgentemente de uma reforma. Com mais responsabilidade partidária, com mais definições e execuções dos seus representantes.
Política é coisa séria e não apenas para ser lembrada em períodos de eleições, onde somos praticamente obrigados a votar, senão sofreremos uma sanção. No entanto, todos os indivíduos são passíveis de análise política, pois, tal ciência perde validade se não expressar a preocupação de inserir todos os indivíduos no processo de construção da sociedade.

Vilminha (45065): O meu amor

Vilminha (45065): O meu amor: O meu amor O meu amor não é capaz de curar uma ferida, Mas não permite dela senti dor... O meu amor não é capaz de me impedir de...

O meu amor


O meu amor

O meu amor não é capaz de curar uma ferida,
Mas não permite dela senti dor...

O meu amor não é capaz de me impedir de chorar,
Mas me conforta no seu sorriso...

O meu amor não é capaz de destruir barreiras.
Mas me ajuda supera-lás...

O meu amor é capaz de construir um mundo...
Mas não o deixarei cair...

O meu amor pode para ti não ser suficiente,
Mas é com amor que meu peito o sente...

Vilma Célia Pereira

segunda-feira, 16 de julho de 2012


Vilminha (45065): Olá amigo(a)s sejam bem vindos ao meu Blog, aqui v...

Vilminha (45065): Olá amigo(a)s sejam bem vindos ao meu Blog, aqui v...: Olá amigo(a)s sejam bem vindos ao meu Blog, aqui vamos compartilhar e dividir momentos, ideias, emoções, jogar papo fora. Podem desabafar, c...

Amiga(o)s para começar, aqui está um poema que escrevi. Espero que curtam, fiz num momento que estava tentando entender as pessoas e eu mesma.

Momentos de loucuras

Ás vezes na minha loucura de ser
Que aparece de vez enquanto
Ou quase sempre.
Percorro ruas e esquinas
 Á procurar algo que eu não sei o que é,
Mas que no fundo do meu eu
Acho que realmente sei o que pode ser...
Rostos em diferentes fases
Aparecem nas meninas dos meus olhos,
Neles vejo faces e expressões distintas
Algumas delas em enfadonhos
Com um leve ar ou de
Profunda tristeza!
Outros com clareza de sua total alegria
Em estado de ligeira embriaguez
De tanta euforia;
Agora alguns me aparecem que estão
Em um local desabitado, ermo;
Só pode ser solidão.
Meus olhos param na inocência
Muitas vezes, e não me abalam
Porque estão sem malicia,
Livre de culpas
E reparo que são belos rostos de crianças.
Minhas pupilas continuam notando o vazio
Em alguns destes rostos que passam por mim,
Que não contém nada neles, só um vácuo...
O que eu procuro nestes semblantes
Com muitas imagens diferentes?
Alguma que me satisfaz?
Que seja parecida com a minha expressão?
E qual é a minha de fato!
São tantas, pois me vi em cada uma delas.
Bem... Acho que tudo é momentâneo
Que nada dura, nada é eterno
É um estado de incessante atividade
Funcional, que sempre passamos.
Um tempo decorrido entre o nascimento
E a morte, ou além dela.
É a nossa maneira de viver a vida
Pois temos o livre arbítrio.
E, a minha loucura, não é só minha;
É o conjunto de todas as coisas existentes.
É do mundo...

 Vilminha


Olá amigo(a)s sejam bem vindos ao meu Blog, aqui vamos compartilhar e dividir momentos, ideias, emoções, jogar papo fora. Podem desabafar, criticar, dar opiniões e trocar conhecimentos..!!! E se vier visitar não saia sem dizer um olá..!! Ok?
Então divirtam-se, deitam e rolam, este espaço é de vocês!